Equipa britânica no seu melhor na batalha de meio de época, em Cascais

Ao terminar com umas impressionantes cinco presenças no pódio nas oito corridas do dia, os britânicos mostraram que não vieram para brincar no Act 4 das Extreme Sailing Series™, que decorre em Cascais. Bom vento e mão chão criaram as condições perfeitas para os barcos levantarem vôo e para a equipa da INEOS Rebels UK navegarem a grande velocidade, terminando o dia no terceiro lugar.

05.07.2018

Ao terminar com umas impressionantes cinco presenças no pódio nas oito corridas do dia, os britânicos mostraram que não vieram para brincar no Act 4 das Extreme Sailing Series™, que decorre em Cascais. Bom vento e mão chão criaram as condições perfeitas para os barcos levantarem vôo e para a equipa da INEOS Rebels UK navegarem a grande velocidade, terminando o dia no terceiro lugar.

“Fizemos excelentes escolhas hoje. O vento foi aumentando ao longo da tarde, por isso, a condição física da tripulação foi essencial para manter os barcos rápidos. Manejámos bem o nosso barco e obtivemos bons resultados”, disse o skipper da equipa, Will Alloway, visivelmente satisfeito.

No entanto, foi sem surpresa que os suíços terminam o primeiro dia no primeiro lugar. Arnaud Psarofaghis comandou a sua equipa do Alinghi à vitória, após voarem até ao primeiro lugar em quatro corridas e só com uma presença fora do pódio nas restantes.

Com condições tão inconstantes como desafiantes, com grandes rajadas a empurrarem os barcos pela baía de Cascais, este dia foi um baptismo de fogo para o Team Portugal. A estreante equipa composta maioritariamente por jovens velejadores das áreas de Lisboa e Algarve nunca tinham competido nos GC32. Tendo como mentor o profissional Luís Brito e reforçada por Adam Piggott, com experiência nas Series, a equipa encarou a difícil prova com determinação, terminando com 51 pontos.

“Uma vez que não havia velejadores portugueses com experiência disponíveis, a ideia seguinte foi juntar velejadores jovens que, esperemos, mais tarde continuem neste tipo de barcos com foils, barcos que voam. Juntamos um velejador do Algarve e dois de Cascais, com o objectivo de lhes dar conhecimento e ‘know-how’ para continuar a navegar neste tipo de embarcações. Cascais é a capital da vela portuguesa e estarmos aqui a representar o país na Extreme Sailing Series é uma responsabilidade muito grande. É um enorme prazer para todos, nomeadamente para os mais jovens que estão ansiosos, que têm alguma expectativa em termos de resultado e é um desafio muito grande”, afirmou Luís Brito, antes de concordar com a ideia de ter uma equipa portuguesa a competir nas Series a tempo inteiro: “Seria uma excelente ideia, com uma condicionante na minha opinião: dentro de uma equipa mais profissional do que esta, manter jovens para podermos continuar o projecto. Vamos trabalhar para ter uma equipa, mas uma de continuidade, não pensar a um ano, mas a quatro, cinco anos.”

O segundo dia de prova, amanhã, tem início previsto às 14 horas e com um aumento de vento. “Para nós, não facilita, porque mais vento implica manobras mais rápidas, implica estar mais desperto dentro do barco e as equipas com mais experiência vão tirar partido disso. Mas o nosso objectivo segue o mesmo: melhorar, melhorar, melhorar e vamos continuar a dar o nosso melhor e deixar alguns barcos atrás de nós em cada regata”, adiantou Luís Brito.

Antecedendo os GC32, as Flying Phantom Series também animaram as águas de Cascais. A Idreva Zephyr Foiling terminou no primeiro lugar, seguida de perto pelo Team France Jeune.

A equipa portuguesa UON, composta por José Caldeira e Hélder Basílio, assegurou o outro lugar do pódio, graças a uma grande regularidade exibicional.

Extreme Sailing Series™ 2018 Act 4, Cascais. Classificação após o 1.º Dia, 8 regatas (05/07/18)

Posição / Equipa / Pontos

1.º, Alinghi (SUI) Arnaud Psarofaghis, Nicolas Charbonnier, Timothé Lapauw, Nils Frei, Yves Detrey: 87 pontos

2.º, Oman Air (OMA) Phil Robertson, Pete Greenhalgh, James Wierzbowski, Stewart Dodson, Nasser Al Mashari: 81 pontos

3.º, INEOS Rebels UK (GBR) Will Alloway, Leigh McMillan, Oli Greber, Adam Kay, Mark Spearman: 79 pontos

4.º, SAP Extreme Sailing Team (DEN) Rasmus Køstner, Adam Minoprio, Julius Hallström, Pierluigi de Felice, Richard Mason: 77 pontos

5.º, Red Bull Sailing Team (AUT) Roman Hagara, Ed Powys, Neil Hunter, Dan Morris, Rhys Mara: 66 pontos

6.º, Team México (MEX) Erik Brockmann, Tom Buggy, Alex Higby, Tom Phipps, Danel Belausteguigoitia Fierro: 63 pontos

7.º, Team Portugal (POR) Luís Brito, Henrique Brites, Adam Piggott, Martin Evans, Bernardo Loureiro, João Assoreira: 51 pontos

Flying Phantom Series Act 4, Cascais. Classificação após o 1.º Dia, 6 regatas (05/07/18)

Posição / Equipa / Pontos

1.º, Idreva Zephyr Foiling (FRA) Charles Hainneville, Thibault Julien: 116 pontos

2.º, Team France Jeune (FRA) Morgan Lagravière, Manon Audinet: 111 pontos

3.º, UON (POR) José Cladeira, Helder Basilio: 106 pontos

4.º, Culture Foil (FRA) Nicolas Ferellec, Théo Constance: 103 pontos

5.º, Flying Frogs (FRA) Pierre Le Clainche, Arnaud Vasseur: 95 pontos

6.º, EVO Visian ICL (GER) Raphael Neuhann, Elias Neuhann: 93 pontos

7.º, Masterlan (CZE) David Krizek, Milan Harmacek: 90 pontos