SAP Extreme Sailing Team bate recorde de velocidade nas Extreme Sailing Series™ em Cascais

SAP Extreme Sailing Team fez história hoje, em Cascais, ao bater o recorde de velocidade máxima alguma vez registado nas Extreme Sailing Series.

06.07.2018

SAP Extreme Sailing Team fez história hoje, em Cascais, ao bater o recorde de velocidade máxima alguma vez registado nas Extreme Sailing Series.

Saindo disparados da linha partida, os dinamarqueses estabeleceram um novo recorde ao atingirem os 36,4 nós (67, 4 km/h) na primeira corrida, para na regata seguinte, registarem uma nova marca: 37,9 nós (70,1 km/h). O anterior recorde pertencia à Red Bull Sailing Team quando atingiu os 36 nós na baía de Sydney (Austrália), em 2006.

A SAP Extreme Sailing Team tem agora um pé no pódio, colocando-se no terceiro lugar, com apenas um ponto a separar os três primeiros. Alinghi e Oman Air seguem, respectivamente, em primeiro e segundo.

“Quando velejámos com o vento a favor, os barcos verdadeiramente romperam através da água. Com o mar calmo e grandes, grandes lufadas de vento, andámos mesmo depressa hoje”, admitiu Phil Robertson, skipper do Oman Air.

No entanto, o Team Portugal teve de enfrentar as dificuldades das Series. A equipa foi forçada a retirar-se da 12.ª corrida, devido a um problema num cabo (tack line). Uma breve paragem na doca resolveu a questão e permitiu que a equipa regressasse para a derradeira corrida do dia.

“Hoje tivemos um dia duro, com vento forte e na quarta regata houve um cabo que se estragou e deixámos de estar competitivos, não fazia sentido continuar. Viemos a terra, preferimos não disputar a quinta e sexta regatas e voltámos na sétima com todas as armas que o barco permite e terminámos com um barco atrás, por isso, cumprimos os nossos objectivos”, explicou Luís Brito.

O co-skipper do Team Portugal frisou ainda a importância desta experiência para os jovens membros da equipa: “Quando há muito vento este barco começa a ser radical e para a nossa equipa ainda mais difícil, porque três dos nossos velejadores nunca tinham navegado nestas condições e saltaram para o mar com os melhores do mundo, com as condições mais difíceis. Mas conseguimos gerir a situação e finalizar as três primeiras regatas e estamos contentes, foi um dia positivo.”

O penúltimo dia de corridas tem início esta sexta-feira, às 14 horas, com transmissão em directo, em stream, no Facebook e YouTube.

Extreme Sailing Series™ 2018 Act 4, Cascais. Classificação após o 2.º Dia, 15 regatas (06/07/18)
Posição / Equipa / Pontos

1.º, Alinghi (SUI) Arnaud Psarofaghis, Nicolas Charbonnier, Timothé Lapauw, Nils Frei, Yves Detrey: 154 pontos

2.º, Oman Air (OMA) Phil Robertson, Pete Greenhalgh, James Wierzbowski, Stewart Dodson, Nasser Al Mashari: 153 pontos

3.º, SAP Extreme Sailing Team (DEN) Rasmus Køstner, Adam Minoprio, Julius Hallström, Pierluigi de Felice, Richard Mason: 152 pontos

4.º, INEOS Rebels UK (GBR) Will Alloway, Leigh McMillan, Oli Greber, Adam Kay, Mark Spearman: 148 pontos

5.º, Red Bull Sailing Team (AUT) Roman Hagara, Ed Powys, Neil Hunter, Dan Morris, Rhys Mara: 131 pontos

6.º, Team México (MEX) Erik Brockmann, Tom Buggy, Alex Higby, Tom Phipps, Danel Belausteguigoitia Fierro: 105 pontos

7.º, Team Portugal (POR) Luís Brito, Henrique Brites, Adam Piggott, Bernardo Loureiro, João Assoreira: 96 pontos


Flying Phantom Series Act 4, Cascais. Classificação após o 2.º Dia, 10 regatas (06/07/18)
Posição / Equipa / Pontos

1.º, Idreva Zephyr Foiling (FRA) Charles Hainneville, Thibault Julien: 191 pontos

2.º, Team France Jeune (FRA) Morgan Lagravière, Manon Audinet: 190 pontos

3.º, UON (POR) José Caldeira, Helder Basilio: 174 pontos

4.º, Culture Foil (FRA) Nicolas Ferellec, Théo Constance: 167 pontos

5.º, Flying Frogs (FRA) Kim Ann Le Formal, Arnaud Vasseur: 159 pontos

6.º, Masterlan (CZE) David Krizek, Milan Harmacek: 157 pontos

7.º, EVO Visian ICL (GER) Raphael Neuhann, Elias Neuhann: 151 pontos